segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Resumo da última prova

Foi, somente, a partir da década de 1960, com o desenvolvimento da Teoria Geral dos Sistemas, proposta nos anos 1950 por Von Bertalanffy, que o meio ambiente passou a ser estudado como um conjunto de elementos naturais e sociais, ou seja, o homem foi incluído como parte integrante do mesmo.

A abordagem sistêmica foi adotada como método científico por diversos ramos do conhecimento com o objetivo de promover uma análise compartimentada do meio ambiente, ou seja, analisá-lo em suas partes.

O sistema ambiental pode ser entendido como um conjunto de elementos que interagem. Esse conjunto pode atingir um grau de organização suficiente para assumir a função do todo integrado.

Sobre as normas estabelecidas na Resolução CONAMA nº 237, de 19 de dezembro de 1997:
- O IBAMA, ressalvada sua competência supletiva, poderá delegar aos Estados o licenciamento de atividade com significativo impacto ambiental de âmbito regional, uniformizando, quando possível, as exigências.
- O órgão ambiental competente definirá, se necessário, procedimentos específicos para as licenças ambientais, observadas a natureza, características e peculiaridades da atividade ou empreendimento e, ainda, a compatibilização do processo de licenciamento com as etapas de planejamento, implantação e operação.
- Poderão ser estabelecidos procedimentos simplificados para as atividades e empreendimentos de pequeno potencial de impacto ambiental.
- O empreendedor e os profissionais que subscrevem os estudos de impacto ambiental são responsáveis pelas informações apresentadas, sujeitando-se às sanções administrativas, civis e penais.
- Deverão ser estabelecidos critérios para agilizar e simplificar os procedimentos de licenciamento ambiental das atividades e empreendimentos que implementem planos e programas voluntários de gestão ambiental, visando a melhoria contínua e o aprimoramento do desempenho ambiental.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:
- É um caminho de progresso social e econômico que objetiva satisfazer as necessidades das gerações presentes sem comprometer a disponibilidade de recursos para às gerações futuras.

Com o acelerado crescimento populacional, a desordenada expansão urbana e o aumento da produção industrial e do consumo os impactos sobre o meio ambiente foram ampliados no mundo todo.

A conservação dos recursos naturais depende de diversos fatores aliados ao processo de conscientização ambiental do poder público e da sociedade.

Nas últimas décadas, a pressão da legislação tem surtido efeitos positivos em relação à conservação ambiental.

Até meados do século XX os problemas ambientais não passavam de uma preocupação de intelectuais e cientistas, que pouca voz ativa tiveram diante da política desenvolvimentista dos países capitalistas.

Sobre o SISNAMA podemos afirmar que:
- Implementar a política nacional do meio ambiente.
- Estabelecer um conjunto articulado de órgãos, entidades, regras e práticas responsáveis pela proteção e pela melhoria da qualidade ambiental.
- Garantir a descentralização da gestão ambiental, através do compartilhamento entre os entes federados (União, Estados e Municípios)

Sobre os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU):
- A produção de resíduos sólidos apresenta grandes disparidades, variando de acordo com a riqueza dos vários países que constituem o globo.
- Quanto mais consumista a população, maior a produção per capta de lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seus comentários e dúvidas dessa pergunta!